Além de doenças pulmonares, cardíacas, cancro e outros problemas de saúde, fumar também pode prejudicar os seus olhos. Conheça abaixo alguns dos problemas oculares agravados pelo tabagismo e não se esqueça: parar de fumar e evitar o fumo passivo é o melhor que pode fazer pela sua saúde ocular. Em caso de dúvidas, fale com o seu especialista numa Óptica Associada ANO.
OLHOS SECOS: quando os olhos não têm lágrimas suficientes, fumar deixa os olhos mais propensos à comichão, ardor, queimaduras e vermelhidão.
PROBLEMAS NO NERVO ÓPTICO: fumar aumenta os factores de risco que podem levar ao glaucoma, uma doença que afecta o nervo óptico.
RETINOPATIA DIABÉTICA: os fumadores que têm diabetes correm o risco de desenvolver retinopatia diabética, uma doença que causa visão turva ou distorcida e possivelmente cegueira.
DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI): fumadores e ex-fumadores têm mais probabilidade de desenvolver DMRI, doença que causa lesão progressiva da mácula, a área central e mais vital da retina, e que tem como consequência a perda gradual da visão central.