Fumar

Além de doenças pulmonares, cardíacas, cancro e outros problemas de saúde, fumar também pode prejudicar os seus olhos. Conheça abaixo alguns dos problemas oculares agravados pelo tabagismo e não se esqueça: parar de fumar e evitar o fumo passivo é o melhor que pode fazer pela sua saúde ocular. Em caso de dúvidas, fale com o seu especialista numa Óptica Associada ANO.

OLHOS SECOS: quando os olhos não têm lágrimas suficientes, fumar deixa os olhos mais propensos à comichão, ardor, queimaduras e vermelhidão.

PROBLEMAS NO NERVO ÓPTICO: fumar aumenta os factores de risco que podem levar ao glaucoma, uma doença que afecta o nervo óptico.

RETINOPATIA DIABÉTICA: os fumadores que têm diabetes correm o risco de desenvolver retinopatia diabética, uma doença que causa visão turva ou distorcida e possivelmente cegueira.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI): fumadores e ex-fumadores têm mais probabilidade de desenvolver DMRI, doença que causa lesão progressiva da mácula, a área central e mais vital da retina, e que tem como consequência a perda gradual da visão central.

Vimax Work Use

Quer ter a melhor equipa de trabalho ao seu lado? Desafio superado! Cuide a sua postura, descansa os olhos durante períodos de 5 minutos, reduza a fadiga visual com as lentes VIMAX WORK USE. Protege-se com lentes progressivas, especialmente desenhadas para longas horas em frente do ecrã.

Saúde Visual Infantil

Sabia que existem atividades que podem ajudar a fortalecer a visão das crianças e promover um desenvolvimento saudável? 📖 Leia em voz e deixe-a ver o que está a ser lido; 🎨 Disponibilize um quadro de ardósia ou tintas para os dedos; 🧩 Incentive atividades que requerem coordenação olho-mão, como construção de legos e montagem de puzzles; 🧠 Incentive jogos de memória simples; 🖍 Crie atividades para colorir, recortar e colar; 🌞 Reserve tempo para brincadeiras ao ar livre, incluindo jogar à bola, andar de bicicleta/triciclo, andar de baloiço… 👫 Estimule a interação com outras crianças.